Qual matéria está procurando ?

Arcadismo

Você sabe o que foi o Arcadismo? Clique para conhecer as principais características desse movimento cultural e artístico e como os anseios humanos eram representados dentro dessa corrente. Veja também como a linguagem árcade influenciou a Literatura, a História e a Arte.

A vida no campo é um dos principais temas do Arcadismo. A vida no campo é um dos principais temas do Arcadismo.

O Arcadismo é uma escola literária que influenciou a Europa no século XVIII. Seu estilo revisitou a harmonia clássica da Antiguidade Greco-Romana, tomando como inspiração o período histórico do Renascimento - que prezava a razão como uma maneira mais capaz de investigar a vida e a arte, alcançando sua perfeição por meio do estilo clássico (nesse estilo, o que era mais tradicional e requintado era também mais apreciado).

Esse movimento literário também ficou conhecido como Período Neoclássico. Além dessa nomenclatura, a escola literária também ficou conhecida como Setecentismo – uma vez que surgiu em 1756, influenciada pelo século das luzes.

A palavra Arcadismo deriva de Arcádias, que eram agremiações intelectuais (reuniões culturais) organizadas por estudantes e escritores. Também faz referência a uma província antiga da Grécia chama Arcádia.

O Arcadismo foi um movimento de reação ao Barroco. Tentou-se estabelecer equilíbrio, ordem e simplicidade em resposta ao contraditório e ao apelo exagerado da estética barroca (movimento literário anterior).

Leia também: Barroco

Veja o quadro abaixo que compara as duas escolas literárias:

Barroco

Arcadismo

Rebuscamento formal

Simplificação do conteúdo

Preferência pelos aspectos dramáticos, exagerados

Retorno à sobriedade clássica, ao

tradicional

Exalta os contrastes

Equilibra, harmoniza

Características gerais do Arcadismo

• Culto à sensibilidade

• Fé na razão e na ciência

• Interesse pelos problemas sociais

• Necessidade de viver o momento presente (carpe diem)

• Eliminação das inutilidades (inutilia truncat)

• Fingimento poético pastoril (aurea mediocritas)

• Uso de pseudônimos líricos e satíricos

Arcadismo em Portugal e no Brasil

Em Portugal e no Brasil, a prática do retorno ao clássico inspirou-se nos moldes tradicionais do Arcadismo, fazendo também surgir academias literárias locais (as arcádias) e textos que exaltavam a vida no campo e representavam a vida pastoril (simulando que eram pastores).

Essa idealização de uma vida camponesa e natural ajustava-se aos interesses de um público novo que estava sendo formado naquele momento: a burguesia, classe que lutava por espaço e reconhecimento social, batendo de frente com a ostentação que a nobreza esbanjava na corte.

Contexto histórico

O Arcadismo foi bastante influenciado pelas concepções ideológicas do Iluminismo (período em que as descobertas científicas eram incentivadas e havia um ambiente propício para as questões intelectuais), tais como:

• Exaltação da natureza

• Transmissão apaixonada do saber

• Crença na melhoria da sociedade por meio do conhecimento

• Confiança nas ações governamentais para a garantia da qualidade de vida e do bem-estar

No Brasil, a descoberta de ouro nas Minas Gerais deslocou o desenvolvimento para essa região no século XVIII. Também inspirados pela Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, alguns jovens brasileiros mais letrados propunham documentos que assegurassem a igualdade de todos perante a lei. Como Minas Gerais estava em foco, a opressão administrativa de Portugal sobre essa região tornou-se insuportável e aconteceu a Inconfidência Mineira – movimento que pretendia tornar o Brasil livre da exploração econômica que sofria.